top of page

O “Crescer a Brincar” é um programa da autoria do Dr. Paulo Moreira, editado pela Porto Editora, que promove o ajustamento psicológico no 1º Ciclo do Ensino Básico.
O Programa “Crescer a Brincar” parte do suposto de que a promoção do ajustamento psicológico e a prevenção de condições problemáticas específicas, não pode ser circunscrita a uma fase da vida (ex.: a adolescência), deve ser concebida desde uma perspectiva desenvolvimentista. É um programa de prevenção precoce no meio escolar, porque um importante marcador no processo de desenvolvimento dos indivíduos é sem dúvida a escola, contexto privilegiado de intervenção, na medida em que, devido à sua estruturação, permite o acesso a todos os indivíduos.
A Associação Prevenir, além de gestora deste programa, e responsável da implementação, formação e avaliação do Programa, nomeadamente da avaliação da Eficácia do mesmo (Projecto de Investigação desenvolvido entre os anos 2002-2006 em Parceria com várias Entidades, nomeadamente o Ministério de Educação, o Instituto da Droga e a Toxicodependência, a Universidade de Lisboa e do Minho e várias Câmaras Municipais).
Os principais objectivos do “Crescer a Brincar” são: 1) promoção de competências centrais no ajustamento psicológico em cada etapa desenvolvimental, através da prevenção de factores de risco e promoção de factores de protecção; 2) envolver os agentes educativos (pais e professores) no processo de ajustamento psicológico.
Os principais agentes deste programa são os próprios professores que, com a ajuda de manuais do professor e manuais para as crianças, aplicam o programa nas suas turmas.
O programa está dividido por sessões cujo suporte básico são os manuais do aluno em formato de banda desenhada com autocolantes, jogos e actividades que pretendem trabalhar diversas variáveis específicas ao longo dos anos e que ajudam a criança a lidar com o seu mundo interno ao mesmo tempo que são trabalhadas estratégias que previnam a indisciplina, a delinquência, o insucesso escolar, a Toxicodependência, entre outros.
As dimensões trabalhadas são abordadas de uma forma lúdica e adaptada a idade das crianças de forma a melhor desenvolver as variáveis essenciais do ajustamento psicológico. Algumas das competências trabalhadas neste programa são essenciais para o desenvolvimento adequado das crianças tais como a disciplina, o auto-controlo, a auto-estima, a identificação e diferenciação emocional, as competências sociais, a regulação das emoções e a tomada de decisão.
O Programa, implementado em mais de 10.000 crianças, tem apontado resultados muito positivos: as crianças do “Crescer a Brincar” revelaram melhorias ao nível de comportamento, auto-controlo, aceitação dos pares, identificação e diferenciação emocional, assertividade, tomada de decisão, entre outras variáveis trabalhadas.
O “Crescer a Brincar foi escolhido pelo Observatório Europeu da Droga para fazer parte da Base de Dados EDDRA dos melhores programas de Prevenção Escolar de Europa.   
http://www.emcdda.europa.eu/html.cfm/index52035EN.html?project_id=3536&tab=overview
No ano 2008 o “Crescer a Brincar” foi escolhido como finalista do Prémio Internacional outorgado pela Fundação Mentor Foundation, presidida pela Rainha da Suécia, na categoria de “Achievement Award”.

Avaliação Crescer a Brincar Oxford Journal University

bottom of page