top of page

No sentido de prepararmos as crianças para funcionarem adaptativamente, quer no presente quer no futuro, surge o programa “Vamos cuidar de nós!” que engloba na sua concepção um processo integrado de intervenção, a partir da promoção precoce de competências psicossociais e estilos de vida saudáveis, fundamentando-se nos princípios da Organização Mundial de Saúde (OMS), que salienta que a saúde não passa apenas por um estado físico, mas sim por um bem-estar físico, psicológico, social e moral.
Porquê um Programa de Promoção Precoce de Estilos de Vida Saudáveis?
Devido a variados factores que regem a nossa sociedade hoje em dia, tais como o stress, falta de tempo e mesmo questões sócio-económicas, verifica-se que a escola é cada vez mais, um elemento fundamental na educação social, pessoal e psicológica das crianças.
Esta necessidade em meio escolar surge do facto de nem todas as crianças terem a sorte de pertencer a uma família que estimule um desenvolvimento psicológico saudável, que promova emoções e pensamentos ajustados e adequados, tendo também dificuldade em transmitir às suas crianças hábitos saudáveis de alimentação, exercício físico ou de higiene corporal.
Quanto mais cedo se puder orientar e educar as crianças de forma a quebrar padrões desadaptativos e a mudar estilos desadequados, melhor. E nesse sentido surge o nosso programa, uma vez que as crianças começam a desenvolver as suas competências sociais e pessoais assim que nascem.
Por este motivo e adaptando-nos à realidade do Ensino Português, o Programa “Vamos cuidar de nós!” surge como uma ferramenta importante que complementará o trabalho desenvolvido pelos professores através de disciplinas tais como o Estudo do Meio e a Educação Cívica, em que nem sempre conseguem ser abordadas de maneira sistemática e de forma lúdico/apelativa a promoção de competências psicossociais e favorecedoras de estilos de vida saudáveis.
Por outro lado, também surge da necessidade da Educação Sexual em meio escolar ser considerada como um dos instrumentos fundamentais das políticas de promoção da saúde. Esta necessidade está traduzida na legislação portuguesa na Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto, na qual refere que no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Educação Sexual integra-se no âmbito da educação para a Saúde, que contempla conteúdos como a consciências corporal, noção de família, diferenças entre rapazes e raparigas, protecção do corpo, não deixar que os outros nos façam mal.
Em suma, o programa “Vamos cuidar de nós!”, a partir da identificação dos diferentes factores de risco de higiene e saúde da população, tenta abranger importantes domínios sociais, como o meio escolar, que influenciam o desenvolvimento e socialização dos indivíduos. Pretende-se a promoção de uma resiliência precoce nas crianças através da promoção de competências psicossociais e favorecedoras de estilos de vida saudáveis, de modo a permitir um crescimento ajustado das mesmas.
A quem se dirige
O programa “Vamos cuidar de nós!” tem como população alvo crianças do 1.º e 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico e como grupo estratégico de intervenção os professores.
OBJECTIVOS
O objectivo geral do programa é a promoção do desenvolvimento das crianças no sentido de compreenderem que são responsáveis pela sua saúde, de aceitarem essa responsabilidade e adoptarem estilos de vida e comportamentos que favoreçam estados de saúde.
Sendo assim pretende-se:
•Promover hábitos de vida saudáveis, como o exercício físico, a alimentação;
•Atribuir importância à higiene e saúde;
•Promover alternativas e escolhas saudáveis (tomada da decisão);
•Promover a consciência corporal (os sentidos, as partes do corpo, aprender os limites);
•Aumentar o conhecimento das crianças acerca dos seus sentimentos;
•Promover o autocontrolo e uma auto-estima positiva;
•Promover competências sociais, pedir ajuda para resolver problemas, não deixar que os outros nos façam mal.
INSTRUMENTOS
O “Vamos cuidar de nós!” tem como suporte um manual para crianças: “Vamos Cuidar do Corpo”, que foi concebido no âmbito do Programa de promoção de competências para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico “Crescer a Brincar”.
Para além deste manual, como suporte existem outros materiais didácticos e lúdicos que permitem o desenvolvimento do conteúdo programático e facilitam a implementação na sala de aula com o professor.
Para além dos instrumentos de implementação do programa, O “Vamos cuidar de nós!” é acompanhado por uma bateria de testes que permitam a avaliação da eficácia do mesmo.
PROCEDIMENTO
O Programa “Vamos cuidar de nós!” pode ser implementado nas turmas através de duas modalidades:
- Por um técnico da Associação Prevenir. Psicólogos da Associação Prevenir deslocam-se à escola uma vez por semana para realizar sessões de actividades com as crianças, sendo o ideal sessões de 45 minutos, durante todo o ano lectivo. Desta maneira, os professores irão ter também um papel activo na intervenção pois receberão estratégias e sugestões para apoiar a intervenção.
- Pelos professores durante o horário do currículo escolar. Ao longo do ano lectivo, os professores trabalham o programa com os alunos, pelo menos uma vez por semana, adaptando-o a várias áreas do currículo escolar.
As sessões são de componente teórico-prática, com actividades e jogos que permitem de maneira lúdica e natural o desenvolvimento de tais competências. A sua exploração apela à criatividade, desenvolvendo paralelamente outras áreas como a leitura, escrita, motricidade, música, expressão plástica, entre outras.
Temas das Sessões
Consciência corporal
Estilos de vida saudáveis (exercício físico, alimentação...)
Saúde e Higiene
Autocontrolo
Gestão Emocional e Auto-estima
Competências sociais / Tomada de decisão / Resistência pressão dos pares
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Os professores são uma peça chave para conseguir resultados e uma maior eficácia do programa. Para isso, os professores têm necessariamente de ter formação básica do programa. Esta formação é não só teórica como também prática, proporcionando espaços de aprendizagem de metodologias que permitam explorar as variáveis com as crianças.
O programa contempla 3 acções de formação específicas dos professores ao longo do ano.
Estas acções pretendem:
• Permitir a aprendizagem dos conceitos teóricos subjacentes às temáticas trabalhadas no programa;
• Proporcionar o treino e a aprendizagem de estratégias e recursos práticos essenciais, quer para a aplicação do programa quer para o desenvolvimento do próprio grupo;
• Motivar os professores para a implementação do programa;
• Promover hábitos de vida saudáveis no próprio grupo estratégico;
• Proporcionar estratégias para envolver as famílias no programa.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
Todos os programas da Associação Prevenir, são alvo de avaliação (processo e resultados) na linha da investigação-acção, para poder medir a eficácia dos mesmos, e neste sentido, são utilizados um conjunto de instrumentos de avaliação, específicos do programa “Vamos Cuidar de Nós!”.
No ano lectivo 2008/2009, o manual utilizado no programa (“Vamos cuidar do corpo!”) foi testado em 2 escolas pertencentes ao Concelho de Oeiras (EB1/JI Pedro Álvares Cabral e EB1 Samuel Johnson), em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e com a Johnson’s Wax de Portugal, Lda. e estiveram envolvidos 3 professores e cerca de 60 crianças.
No ano lectivo 2010/2011, o “Vamos cuidar de nós!” nasce como “Experiência Piloto” em 7 escolas do Concelho de Odivelas abrangendo 13 professores e cerca de 250 crianças. Esta “Experiência Piloto” nasce com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas (Entidade Parceira), no âmbito do programa Operacional regional de Lisboa (POR) “Politica de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana: Programa integrado para a requalificação e inserção de bairros críticos”.

bottom of page