top of page

“EU PASSO…” é um Programa de Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis que engloba na sua concepção um processo gradual de intervenção ao longo de dois anos de aplicação no 5.º e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
A partir da intervenção educativa no 5.º ano, em que se promovem competências psicossociais (e.g. autocontrolo, auto-estima, gestão emocional) e hábitos de vida saudáveis (alimentação, saúde, exercício físico, de cuidado do corpo, etc.), é desenvolvida a nível do 6.º ano, uma intervenção mais específica, abordando a Gestão Emocional, a Tomada de Decisão, a Adolescência e a Pressão dos Pares, a Educação Sexual (a Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto, estabelece o regime de aplicação de Educação Sexual em Meio Escolar) e a Prevenção do Consumo do Tabaco, para tentar reduzir a percentagem de jovens que experimentam e consomem regularmente, assim como a idade de início de experimentação desta substância.
A escolha da faixa estaria não é por acaso, uma vez que os jovens do 5.º ano estão sujeitos a uma mudança importante (novas escolas, novo grupo de amigos, novo ciclo de educação, etc.) e a investigação tem demonstrado como as etapas de mudança são as mais propícias para o inicio de consumos. O programa pretende uma intervenção na altura em que as possibilidades de serem desenvolvidas atitudes e comportamentos relacionados com a procura de novas sensações são maiores, para além da pressão dos pares e da adaptação a este novo meio escolar são factores fundamentais, ligados à instauração de novos comportamentos e atitudes favoráveis ou não ao consumo de drogas.
Vários estudos evidenciam que os modelos mais eficazes para prevenir o tabagismo nos jovens são os que aumentam a sua consciência dos processos de influência social (as normas sociais, a pressão do grupo e a promoção dos produtos ou das marcas), promovendo-se a sua competência para resistir ou gerir essas influências, através de métodos de aprendizagem activa e interactiva e do desenvolvimento de mecanismos de resolução de problemas. Está, também, demonstrado que os programas implementados em meio escolar e com a participação dos professores, são os que produzem os melhores resultados (Ministério da Saúde, 2005). A escola é um local privilegiado organizado para a aprendizagem e crescimento, onde os alunos passam grande parte do seu tempo e no qual confluem os jovens, bem como as suas famílias e grande parte das comunidades.
No ano 2010, o programa “EU PASSO…” foi escolhido para fazer parte da base de dados da Associação Internacional de Cidades Educadoras (www.edcities.org).
A QUEM SE DIRIGE
O Programa “Eu Passo…” tem como população alvo jovens do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10-13 anos de idade) e como grupo estratégico de intervenção, os professores do 5.º e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
OBJECTIVOS
O objectivo geral do programa é a promoção de competências psicossociais e a promoção de hábitos de vida saudáveis para reduzir a percentagem de crianças que experimentam e que fumam regularmente.
Sendo assim pretende-se:
• Promover hábitos de vida saudáveis;
• Promover competências psicossociais como o autocontrolo, o auto-conceito, a auto-estima e capacidade de Gestão Emocional, de forma a promover o ajustamento psicológico nos jovens e facilitar a adaptação ao 2.º Ciclo;
• Facultar instrumentos e metodologias que permitam aos docentes trabalhar os temas da Adolescência e da Sexualidade;
• Estimular competências de planeamento para o futuro, através do treino de resolução de problemas/processo de tomada de decisão;
• Esclarecer os mitos e realidades sobre o consumo de tabaco, apresentando os benefícios de não fumar e promovendo actividades alternativas /motivações para não fumar.
• Facilitar a articulação escola/família no âmbito da promoção de hábitos de vida saudáveis e das competências psicossociais.
PROCEDIMENTO
Em termos da sua implementação, o programa assume uma modalidade de intervenção mista, na qual os técnicos da Associação Prevenir, implementam directamente na sala de aula, com a presença dos docentes (que também participam e colaboram), um conjunto de sessões técnicas que permitem fazer de ponte e são o ponto de partida para o trabalho (sessões do professor) que há-de ser desenvolvido pelos professores em conjunto com os alunos ao longo do ano lectivo.


TEMAS                                                                                              Ano lectivo
Hábitos de Vida Saudáveis                                                                     5.º ano
Componentes de Saúde                                                                         5.º ano
Autocontrolo e Disciplina                                                                        5.º ano
Autoconceitos e Auto-estima                                                                   5.º e 6.º ano
Gestão Emocional                                                                                   5.º e 6.º ano
Competências Sociais                                                                              5.º e 6.º ano
Tomada de Decisão                                                                                 6.º ano
Adolescência e Resistência à Pressão dos Pares                                          6.º ano
Educação Sexual                                                                                     6.º ano
Prevenção  do Consumo do Tabaco                                                           6.º ano


Após a sessão dos técnicos, são deixados com o professor algumas propostas de materiais e actividades para desenvolver durante esse mês. O professor recebe uns módulos de apoio/ suporte teórico com actividades sugeridas, assim como os materiais necessários para desenvolver as actividades propostas. Dessa forma, o professor organiza o trabalho a desenvolver consoante as suas necessidades e realiza a sua própria gestão de tempo.
Durante a visita à escola (após 15 dias da sessão presencial) o técnico da Associação Prevenir reserva um momento para esclarecer dúvidas dos docentes, se existirem, fazer o ponto da situação do programa e falar sobre o módulo em questão (dar sugestões para a realização das actividades, debater ideias e rever alguns aspectos teóricos de relevo).
FORMAÇÃO
A formação é um dos aspectos fundamentais, pois trata-se de um programa que é desenvolvido pelos agentes educativos, nomeadamente os professores em conjunto com os jovens. Esta formação é acreditada / creditada pelo Conselho Científico - Pedagógico de Braga e para além de facultar a base teórica, abordando os referenciais teóricos subjacentes às variáveis trabalhadas em cada ano lectivo, permite também fornecer uma componente prática, proporcionando espaços de aprendizagem de metodologias, que permitam trabalhar as variáveis com os jovens.
Desta forma, esta formação pretende:
• Permitir a aprendizagem dos conceitos teóricos subjacentes às temáticas trabalhadas no programa para lhes dar uma maior autonomia e segurança, nomeadamente na hora de enfrentar situações relacionadas com o consumo de tabaco e álcool;
• Proporcionar o treino e a aprendizagem de estratégias e recursos práticos essenciais quer para a aplicação do programa quer para o desenvolvimento do próprio grupo;
• Motivar os professores para a implementação do programa;
• Criar momentos de partilha de experiências;
• Promover hábitos de vida saudáveis no próprio grupo estratégico;
• Proporcionar estratégias para envolver às famílias no programa.
AVALIAÇÃO
Como a maior parte do programa é implementado pelos professores, os momentos de acompanhamento no terreno por parte do técnico são fundamentais. Estes momentos de acompanhamento/seguimento do programa inserem-se na avaliação do processo e têm como principais objectivos supervisionar e apoiar os professores na realização das actividades com o grupo, esclarecer as dúvidas que possam surgir no decorrer do ano lectivo e fornecer-lhes informação teórica e prática, que possa ser útil para implementar o projecto e envolver os jovens na aplicação. São utilizadas grelhas de acompanhamento para recolher informação relacionada com a adaptação ao currículo, estratégias e metodologias utilizadas, materiais desenvolvidos, estratégias para envolver encarregados de educação, dificuldades, e feedback dos alunos
Para medir o efeito do Programa, na avaliação dos resultados, são aplicados vários instrumentos aos alunos e professores, em dois momentos de avaliação (Pré e Pós-teste).

O Programa "EU PASSO..." é um dos vencedores de EDP Solidária Barragens 2013!
Temos mais um desafio que atingir no Concelho de Murça!

"EU PASSO..." - Prémio EDP Solidária 2011

Aqui estão alguns dos trabalhos que se realizaram entre 2011 e 2013 na amostra "EU PASSO..." que venceu o Prémio EDP Solidária 2011

"Pára para Pensar, 8º A São Julião da Barra 2012/ 2013".

bottom of page