top of page

PRÓ-BEM

FOTOS

O PRÓ-BEM é um programa de Promoção de Competências Biopsicossociais, que tem como público-alvo os adultos idosos que frequentam Centros de dia ou Centros Comunitários.

 A construção deste programa baseia-se no pressuposto que o desenvolvimento da pessoa, nas diferentes áreas que a compõem, se prolonga até ao fim da vida. Deste modo, e com base num dos princípios do Programa de Apoio Integrado a Idosos, que aponta para a formação dos recursos humanos, este programa aposta na formação multidisciplinar dos agentes (técnicos, auxiliares e cuidadores), para que estes adquiram conhecimentos e desenvolvam competências adequadas, com o objetivo de promoverem o bem-estar físico, social, emocional e intelectual dos idosos.
Assim, de forma a potenciar um envelhecimento bem-sucedido o programa assenta sobre os seguintes objetivos específicos:
• Identificar os problemas que se colocam à pessoa idosa na atualidade (luto, solidão, sexualidade, etc.) e potenciar diferentes formas de resolução de problemas;
• Reconhecer a importância das pessoas idosas na forma como contribuem para uma cidadania interveniente e responsável (ser útil, projeto de vida, etc.);

• Identificar e relacionar os diferentes aspetos sociais e do desenvolvimento na velhice (doenças, saúde, limitações, etc.).

O objetivo geral do programa é a promoção de competências biopsicossociais e a promoção de um envelhecimento ativo bem-sucedido para reduzir problemáticas associadas à baixa autoestima, isolamento e solidão. Para isso pretende-se:
• Promover hábitos de vida saudáveis;
• Definir estratégias para ajudar os idosos a manter a sua autonomia;

 

• Potenciar o auto-conceito e a autoestima dos idosos, corrigindo os modos de ver a realidade derivados dos padrões cognitivos do próprio;
• Sensibilizar e promover competências para lidar com os processos de influência social;
• Estimular competências de planeamento para o futuro, através do treino de resolução de problemas relacionados com mudanças ocorridas ao longo de vida;
• Esclarecer os mitos e realidades sobre a velhice.

Com este programa pretende-se essencialmente promover um envelhecimento ativo e bem-sucedido e reduzir ou eliminar estereótipos vigentes, que apresentam os idosos como frágeis, incapazes, doentes e pouco produtivos, substituindo a imagem tradicional por outra mais atual, de recursos, capacidade e disponibilidade. Assim, estimula-se o envelhecimento “com qualidade”, através da interação com os técnicos, auxiliares e cuidadores e da oferta de um conjunto da atividades (22 sessões práticas) que estão adaptadas e relacionadas com as necessidades de manter um baixo risco de doença (estilo de vida saudável), um funcionamento físico e mental elevado, bem como, manter um envolvimento/ compromisso ativo com a vida.

No PRÓ-BEM, a formação aos profissionais é peça essencial da intervenção. Os profissionais para além de participarem na formação (5/ 6 sessões de formação), devem desenvolver um trabalho continuado com os idosos de forma a promoverem um envelhecimento ativo bem-sucedido.
 

No PRÓ-BEM, a formação aos profissionais é peça essencial da intervenção. Os profissionais para além de participarem na formação (5/ 6 sessões de formação), devem desenvolver um trabalho continuado com os idosos de forma a promoverem um envelhecimento ativo bem-sucedido.
Em suma, o PRÓ-BEM, na linha das intervenções desenvolvidas pela Associação Prevenir, aposta na promoção de competências biopsicossociais, através da implementação de sessões de formação dirigidas aos profissionais, do acompanhamento do terreno (avaliação do processo) e avaliação da intervenção (resultados).
E é com orgulho, que a Associação Prevenir realça o fato deste programa ter sido reconhecido com a 3ª Edição do Prémio Sic Esperança Rock-in-Rio – Escola Solar.

bottom of page